CONSTRUA SEU PC GAMER: Componentes [MEMÓRIA RAM]
![Componentes [MEMÓRIA RAM] Componentes [MEMÓRIA RAM]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7tQQGTbzdsfVwEGIUd03EcifHDRJUy92DDcLF4SCry7tUc4ls3N5k3E3tiX-RTMpFEMrG8XBVBrr0MAWJg9W2EsKEUWjJDRVSK5Gf3rWKEaCPdI1Zl8kGPLVZ9j9YeX83Q7lt2A50KZWuN24lU3e3vVINKEbuH1Qdl6ob3970PeB_C3YVaZtmmDfFKQ/s16000/componente-memoria-ram.png)
Fartura de memória pode melhorar o desempenho de seu PC.
Memória RAM
Nenhum computador atual de um grande mainframe a uma simples calculadora de bolso é capaz de funcionar sem uma quantidade mínima de memória.
No jargão da informática, o termo “memória” remete a qualquer meio destinado ao armazenamento de dados (cuja capacidade é expressa em múltiplos do byte), mas, por convenção, quando falamos genericamente em memória, estamos nos referindo à RAM, que é a principal ferramenta de trabalho do processador.
Claro que o PC utiliza também outras memórias, dentre as quais a ROM, o cache, o disco rígido, os dispositivos de mídia removível, entre outros.
A memória RAM (Random Access Memory – memória de acesso aleatório) é destinada ao armazenamento temporário (volátil) de dados. Nela são carregados os programas e dados a serem processados.
Quanto mais quantidade disponível, maior será o desempenho do computador: se insuficiente, a máquina não conseguirá rodar aplicativos mais complexos ou tentará fazê-lo utilizando espaço no HD para simular memória, tornando o processo bem mais lento.
Por ser volátil os dados gravados na memória são apagados tão logo os dados e programas são encerrados. O mesmo acontece quando o computador é desligado, tornando a memória limpa novamente para novas gravações.
A memória RAM é usada como uma espécie de rascunho, enquanto a gravação “permanente” das informações fica a cargo do disco rígido, mais lento, mas que preserva as informações, mesmo quando o computador é desligado.
Como escolher sua Memória Ram
A memória RAM é comercializada em módulos cujos formatos, tecnologias e capacidades sofreram diversas modificações desde os primórdios da computação pessoal.
Atualmente, o padrão predominante é o DDR3 e o DDR4. Tenha em mente que, ao adquirir os pentes de memória, você deve evitar os modelos genéricos, que custam mais barato, mas normalmente apresentam acabamento ruim e poderão acarretar problemas de contato, dificuldades de encaixe e extração, além de instabilidades e incompatibilidades.
No mínimo, escolha módulos de fabricantes conhecidos, como Kingston, Samsung e Corsair.
A quantidade de memória instalada na placa-mãe influencia na performance global do computador, mas o usuário deve observar o manual da placa de sistema para verificar o limite máximo suportado.
Cada sistema operacional exige uma quantidade mínima de RAM para operar (cerca de 2 GB). Na prática, obviamente, além do sistema operacional, o usuário precisa rodar outros programas e aplicações que compartilham recursos, de modo que não convém fazer economia, nesse quesito.
Para o seu PC Gamer, não use menos do que 8 GB (dois pentes de 4 GB – se for um PC para uso comum (acessar a internet, digitar textos etc.), pode adotar somente 4 GB.
Memória cache
Desde o tempo dos jurássicos 386, a RAM deixou de acompanhar a velocidade da CPU. E se isso já era um fator limitante naquela época, imagine agora, com chips operando acima dos 3 GHz! Assim, a solução veio a ser justamente a utilização do cache de memória.
Consiste no uso de uma pequena quantidade de SRAM para armazenar informações e instruções acessadas mais frequentemente pelo processador.
Leave Comments
Postar um comentário